Oi oi gente, ontem foi minha colação de grau, e com isso, comecei a lembrar de todo o stress e drama que se tornou a minha vida nesse último ano por causa do TCC, resolvi compartilhar isso com vocês. Primeiramente, comentei com vocês que sou formada (agora oficialmente) bacharel em Publicidade e Propaganda pela FIAM FAAM. Mas não foi tudo tão lindo e fácil como você vê nas fotos da colação.

Nossa, mas só tinha isso na sua sala? Err.. não! HAHAHAHA Mas essa foto tá fofa.
Nossa, mas só tinha isso na sua sala? Err.. não! HAHAHAHA Mas essa foto tá fofa.

Acho que a grande diferença da faculdade para o ensino médio é que, na maioria das vezes é você quem paga (desse jeito você acaba valorizando demais o seu dinheiro – afinal metade do seu salário você usa pra pagar a faculdade – assim virando nerd e indo todos os dias para a aula), você pode sair da sala quando você bem entender e não precisa pedir ou avisar o professor. Você consegue conversar de igual pra igual com a maioria da sua turma e acaba sempre aprendendo alguma coisa diferente e totalmente inusitada na maioria dos dias. Vai ter muita polemica sim, vai ter muita briga sim, vai ter muito diz-que-me-diz SIM! E como, as vezes é até pior que no ensino médio (ou fundamental HAHAHA). Mas não vou falar sobre a faculdade, vou falar sobre como foi o processo para a criação e apresentação do meu TCC, que acho que dá pra todo mundo adaptar, seja pra um trabalho do colégio, cursinho ou para o seu próprio TCC.

fb

A parte mais difícil do TCC é conseguir uma empresa para trabalhar. No nosso caso, a gente precisava montar uma campanha inteira para determinada marca ou produto. Lutamos tristemente para conseguir um cliente muito foda, mas não tivemos muito sucesso nessa luta. Tentamos uma marca de guitarra, duas marcas de câmera, óculos. Começamos com a Cerveja Colorado, mas a equipe de marketing deles era mais confusa que a nossa ‘agência’ inteira. Ai desistimos e começamos do zero, de novo. Depois de muitas tentativas, ficamos com o cliente Tecnhos, uma marca de relógio suíça. (E eu já entrando em desespero por não entender nada de relógio e seus ponteiros). Mas uma dica: um bom publicitário não escolhe um cliente, ele trabalha com o que vem.

Bom, o TCC de publicidade é dividido em 6 partes: O briefing, a pesquisa, o planejamento da campanha, o plano criativo, o plano de mídia e o plano orçamentário. No sétimo semestre ficamos com a parte do briefing, pesquisa e planejamento.

wikipedia

Assim, diferente da escola ou de qualquer outro trabalho que você já fez na vida, o TCC é uma coisa extremamente séria, então por favor, nunca mas NUNCA MESMO copie e cole um texto da internet. Sério, já é feio fazer isso com os trabalhos do colégio (que eu fazia lindamente e achava que tava abafando por achar tudo o que o professor mandava no Wikipédia hahaha) mas na faculdade além de feio, você passa vergonha. Porque os seus orientadores, podem fazer você querer desistir do curso e da vida, não querem um trabalho ‘ruim’ com o nome deles assinados, então, eles vão procurar todos os defeitos possíveis, mas assim, eu não vejo como uma coisa negativa, é bom, porque eles apontando os erros, vocês melhoram e conseguem assim se orgulhar do resultado depois. E outra, é muito fácil você ler uma matéria na internet e escrever com a suas palavras. Pensa que é como um filme ou um livro, você vê e conta pra um amigo, mas no lugar de ser um amigo, você digita no word. Então, eles vão encontrar o que você copiou da internet, mesmo se estiver na página 76 de pesquisa do google. Eles vão achar! Eles tem algum tipo de poder sobrenatural que eles pegam tudo. Então por favor, vocês não querem passar por essa humilhação de serem pegos fazendo plágio, né? Não vale a pena.

pesquisa

A segunda parte do trabalho, era a Pesquisa, precisamos entrevistar 179 pessoas para poder provar porque o nosso trabalho fazia sentido. E nessa hora você oferece chocolate, faz chantagem e etc para conseguir as respostas. Por isso, se vocês verem algum amiguinho ou conhecido de vocês pedindo pra vocês responderem um questionário sobre o tcc, RESPONDAM! Porque você nunca sabe como será o dia do amanhã e você sempre pode pedir para as pessoas retribuírem o favor (aquelas nada interesseiras).

alteracao

A última parte do semestre foi o Planejamento da Campanha, a parte mais linda e mais “trabalhosa” do trabalho. E não falo por ser a minha parte queridinha, e sim porque todo o trabalho de publicidade tem como base o que o planejamento fala. Ou seja, o que você escreve no Planejamento tem que acontecer no final do trabalho. Então é uma parte muito ‘delicada’ e que você vai refazer muitas vezes, mas muitas vezes mesmo. Ai depois disso, você tem um mês de férias para descansar e para dar adeus a sua vida social e emocional. Porque no último semestre você vive e respira o TCC.

tccprazo

No último semestre você já começa com o plano criativo, onde você define o conceito criativo da sua campanha e toda linha visual. Levamos mil esboços para o nosso orientador, e ele riscou e detestou todos e fizemos isso algumas vezes, até que ele gostou de uma ideia totalmente lúdica e louca, mas que não esperávamos nunca que ele fosse gostar, estávamos fazendo ‘qualquer coisa’ só pro professor escolher uma que a gente gostasse mais, mas ele escolheu essa e o grupo todo ficou meio WTF? COMO VAMOS TRABALHAR COM ISSO? Nos queríamos fugir do obvio, fugir do relógio com o modelo na contra capa das revistas. E acabamos com uma pessoa nas estrelas. COMO IRÍAMOS LIDAR COM ISSO?

Esse foi o raff que fizemos e o professor aprovou. WTF?
Esse foi o raff que fizemos e o professor aprovou. WTF?

Enquanto pensávamos no que fazer com a peça, fomos para Mídia – que é a parte do dinheiro. A parte rica da publicidade, e também a parte com muita conta, gráficos e tabelas que faz você querer se matar (principalmente na hora de por na norma ABNT porque fica tudo horrível e você quer morrer). Uma dica válida, sempre faça as contas duas vezes (nossa Carol, que dica ridícula, faço isso desde a quinta série), falo isso, porque você tem MIL coisas pra fazer e acaba não se apegando nesses pequenos detalhes e os professores adoram achar coisa errada, então.. errar uma continha de multiplicação as vezes faz você querer bater com a cara na parede, mas isso é de leve.

Depois disso, tem o plano orçamentário, que nada mais é do que tudo que não envolve mídia, no caso: marketing direto, eventos, promoção de vendas, marketing de guerrilha, mídia digital, relações públicas, merchandising no ponto de venda, etc. E essa é a pior parte porque, você precisa gastar todo o dinheiro. E gente, pode parecer fácil, mas é a coisa mais difícil do mundo fazer essa planilha zerar. Primeiro, você tira o Fee da Agência, que são 5% do valor total que o cliente te deu, depois a comissão da agência (para coisas que foram feitas pela agência como banner, flyer, adesivagem, panfletos…) e o resto é o valor investido na campanha. E você tira um banner, coloca três, ai passa 90 reais, eu sei que no final o pessoal de relações públicas ganhou um tablet muito louco da samsumg para enfim, bater o valor. Juro, quando você ver o R$ 0,00 você escuta ao fundo a música ‘we are the champions” e uma lágrima rola no meio do trabalho (tcc acaba te deixando muito emo, muito gótico).

Enquanto rolava tudo isso, a criação não parava, e sempre ameaçava o planejamento quando, resolvíamos assim, acrescentar um panfleto ou um banner novo e do nada para poder fechar o dinheiro. Mas, o nosso grupo teve a sorte de ter um deus do photoshop que conseguiu realizar tudo de maneira perfeccionista e excelente.

Foi basicamente isso. Agora você fala “ué, mas qual foi a parte difícil?” bom, a parte difícil é que o TCC é um trabalho em grupo. Um trabalho em grupo que é em partes diferente da escola, porque na faculdade também tem gente que não faz nada, na faculdade também tem briga, na faculdade também tem gente que troca de grupo. Tirando as brigas, você tem prazos muito curtos, você tem outras matérias, tem uma vida, precisa participar das reuniões da agência e sorrir para as pessoas na rua porque elas não tem culpa do inferno astral que está a sua vida. Meu grupo tinha 7 pessoas, pensa.. sete pessoas que pensavam completamente diferente, que ficavam defendendo suas ideias, e que tiveram que entrar num acordo para não cometer suicídio ou serem presos. Você fica 25 horas do seu dia pensando no seu tcc, eu juro que tinha ódio de olhar pro relógio. Teve uma certa época que eu queria tacar fogo em qualquer pessoa, na faculdade e no meu grupo 🙂 Mas sobrevivemos, ninguém se machucou. Estamos todos vivos. Eu juro. E é normal o pessoal ‘esquecer’ de enviar o trabalho, é normal o pessoal copiar coisa da internet e é normal você planejar matar todos eles.

die

Uma coisa que funcionou muito com o meu grupo, foi que eu fiquei responsável em por o trabalho na ABNT (coisa que eu nunca tinha feito, mas foi a melhor decisão da minha vida e vou explicar), porque dessa forma você consegue “cobrar” as pessoas, eu mandava muito e-mail, mas tipo muito e-mail mesmo. Num nível que o pessoal queria me matar de maneira lenta e dolorosa. Mas pelo menos, deu tudo certo. Anotava tudo o que a professora pedia e dava prazos de dois dias antes para o pessoal entregar, assim, quando alguém não entregava, eu já cortava a cabeça dos bonecos de vudu que eu fiz, quer dizer, eu mandava um e-mail carinhoso lembrando a pessoa do prazo, e muitas vezes eu trouxa fazia as partes que faltava para poder entregar tudo no dia. Levem muitos post it também, eles são ótimos pra você anotar as alterações e já colocar em cima da parte para você não esquecer. E sempre manda foto de todas as alterações para o grupo todo ter noção do que está acontecendo e todos falarem a mesma língua. Mas enfim, acho que é isso, qualquer dúvida sobre o processo de trabalho, por favor, pode me perguntar!

A minha ideia inicial era falar como se comportar na hora de apresentar o tcc, mas acabou ficando muito grande e eu escrevo sobre isso outro dia, então HAHAHAHAHA Ahh.. lembra daquele bonequinho perdido no meio do espaço? Olha só como ele ficou no final 😉

peça conceito

Espero que o post de hoje tenha ajudado vocês em alguma coisa. E se não ajudou, com certeza você ja se viu em alguma situação parecida ou vai se ver. HAAHA beijos beijos 🙂

Anúncios