No livro “Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo Marketing centrado no ser humano”, Philip Kotler garante que vivemos um novo momento no Marketing. Em sua primeira fase, o Marketing era centrado no produto, depois, no Marketing 2.0, passou a ser centrado no consumidor. Agora, o Marketing 3.0 deve estar centrado nas questões humanas e nos valores.

Então resumindo seria assim:
Marketing 1.0 > Produto
Marketing 2.0 > Consumidor
Marketing 3.0 > Valores

No MKT 3.0 as pessoas não são vistas só como consumidoras em potencial, mas sim como seres humanos plenos. Este seria o Marketing da Gestão de Valores e para ele, Kotler e seus colegas Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, estabeleceram os dez credos a seguir:

1: Ame os seus clientes e respeite os seus concorrentes
Aqui, amar o cliente significa conquistar a sua fidelidade, oferecendo-lhe soluções relevantes e de valor. Os autores também lembram que são os concorrentes que auxiliam no impulsionamento do mercado como um todo, facilitando o crescimento do setor de atuação da empresa, portanto, é importante respeitá-los e monitorá-los.

2: Seja sensível à mudança e esteja pronto para se transformar
O mundo dos negócios é extremamente dinâmico, mudanças ocorrem a todo o momento. As empresas devem ser sensíveis a isso e ter a capacidade de prever mudanças e adaptar-se rapidamente a elas.

3: Proteja seu nome, deixe claro quem é você
A reputação, hoje, tem um valor muito grande no mercado. As empresas precisam deixar claro quem são, os seus posicionamentos, diferenciais e valores.

4: Um cliente é diferente do outro; procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você
Esse credo diz respeito à segmentação. As empresas precisam ter claro quem é o seu público e concentrar os seus esforços no segmento no qual podem proporcionar mais benefícios.

5: Ofereça sempre um bom pacote por um preço justo
As empresas devem oferecer produtos de qualidade a um preço adequado; os preços justos refletem a qualidade do produto.

6: Esteja sempre disponível, divulgue as boas novas
Os clientes não podem ter dificuldade em encontrar e fazer contato com a sua empresa. Interaja, se relacione e esteja disponível.

7: Conheça seus clientes, cultive-os e conquiste outros
Depois de conquistar um novo cliente, é importante manter um bom relacionamento com ele, conhecer as suas necessidades, desejos e definir estratégias para que a sua empresa possa ajudá-lo.

8: Não importa em qual setor você atue, será sempre no setor de serviços
Em qualquer segmento de atuação, as empresas devem ter o objetivo de servir ao seu cliente, elas são fornecedoras de serviços, já que todo o produto envolve um serviço. Esse pode ser um diferencial importante para o seu negócio.

9: Aperfeiçoe sempre seu processo de negócio em termos de qualidade, custo e entrega
As empresas devem sempre cumprir as promessas de valor feitas aos clientes, fornecedores, funcionários e demais parceiros. Devem também buscar melhorar sempre a qualidade, o custo e a entrega em todos os seus processos de negócios

10: Colete informações relevantes, mas use sua sabedoria para tomar a decisão final
As empresas devem ir além do impacto financeiro para tomar uma decisão. O conhecimento e a experiência devem embasar uma decisão mais sábia.

No Marketing 3.0 as empresas devem ter proposições de valor funcionais, emocionais e espirituais, tendo também como objetivo fazer do mundo um lugar melhor. Em um primeiro momento, pode parecer algo muito distante do mundo dos negócios e dos resultados rápidos, porém, cabe lembrar que as pessoas certamente se importarão mais com as empresas que se importarem com elas e com o mundo em que vivem.

Fonte:
KOTLER, Philp. KARTAJAYA, Hermawan. SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0 – Editora: Elsevier Editora LTDA, 2010. Rio de Janeir – RJ.